Pesquisar
Close this search box.
Sobre o dia 10 de dezembro de 2018:
Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/pessoas-tendo-um-protesto-pelo-dia-mundial-do-meio-ambiente_24749032.htm#query=direitos%20humanos%20lei&position=10&from_view=search&track=ais
70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Hoje é o dia do aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mas não temos o que comemorar, pois muitos ainda pensam que direitos humanos só servem a bandidos. Cansei de tentar explicar que não é isto! Talvez a área mais nobre do direito seja a mais odiada pelo povo, sem que isto faça o menor sentido.

Os direitos humanos são feitos de sangue, suor e lágrimas. São feitos de guerras e revoluções que buscam a igualdade de todos perante as leis. Abram a Constituição no artigo quinto e vocês verão mais de setenta de seus direitos e garantias fundamentais; e no artigo sexto vocês verão os seus direitos sociais (educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados), entre outros direitos espalhados em outros artigos de nossa Constituição Federal.

Os direitos humanos nasceram de jovens esquartejados, mulheres assassinadas, judeus dizimados, negros discriminados, religiosos queimados e crianças esquecidas. E a Declaração Universal dos Direitos Humanos nasceu depois da segunda guerra mundial, quando mais de 50 milhões de pessoas perderam suas vidas. Os direitos humanos nasceram depois de vários séculos de muito sofrimento e dor, e hoje, quando conseguimos garantir alguns direitos humanos fundamentais a algumas pessoas, apagamos apenas um minuto da história de terror que vem sendo escrita desde sempre pela humanidade.

Wanderley Rebello Filho –

Advogado e Conselheiro da OAB/RJ.

Mais
artigos